quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

O que deve ser FEITO, tem de ser BEM FEITO, para não ser REFEITO !

Este episódio foi o precursor de muitas teorias de administração, que mais tarde Peter Drucker usaria para criar novos conceitos de gestão corporativa.
"O que deve ser FEITO, deve ser BEM FEITO, para não ser REFEITO !"

Teorias como JIT, KANBAN, SIX SIGMA... nasceram a partir do conceito chave do Sargento AZUL.

Um dos belos finais de tarde nas Forças Armadas os oficiais superiores liberavam-nos para retornarmos a nossas casas e encontrarmo-nos com nossas famílias.
Em toda a saída a TROPA (já explicamos o significado no texto anterior) teria de passar por uma revista (ser revistado), para avaliar se estávamos devidamente apresentados e sem 'bagagem extra' (alguns interpretavam isto como furto ou roubo).

Uma destas vezes um CÃO (já explicamos o significado no texto anterior) estava com sua barba 'mal feita'. Para os padrões militares, a "barba mal feita" significava que o algodão do Sargento AZUL 'enroscava' em seu rosto e soltava pequenos fios de algodão no ar.

O Sargento passou o algodão no rosto do CÃO e ulguns fios "enroscaram" !!!
Ouve-se a voz do Sargento no ouvido do CÃO:
"- Quantos fios de barba você tem CÃO SARNENTO ?"
"- Não sei !" - respondeu o pobre.
"- Não sei o C... CÃO ! A resposta certa é não sei não SENHOR ! Eu sou o seu SENHOR ! SARNENTO !!"
Eu pensei... Deus se manifesta de formas muito estranhas ao nosso entendimento.

Continuou a cena...
"- Já que você não sabe quantos fios de barba você tem... eu lhe darei a resposta ! Você tem 100 fios de barba. Portanto você fará 100 flexões de braço ! Uma para cada fio !" - disse o Sargento GRAXA.
"- Para cada flexão você deve gritar bem alto: "O que deve ser FEITO, tem de ser BEM FEITO para não ser REFEITO !". Entendeu SARNENTO ?" - As variações de humor do Sargento, o tornavam mais criativo nos adjetivos de seus CÃES.

Esta lição me fez pensar quantas vezes meus pais mandavam eu limpar meu quarto... e eu tinha de refazer "n" vezes. Se meu pai me fizesse fazer flexões para cada grão de poeira de meu quarto... eu estaria aleijado !!!
O lado bom eh que não teria entrado para as Forças "Armadas" (os bandidos do Rio de Janeiro, são mais armados que os militares).

O pobre CÃO não chegou nem na 40a. flexão...
Ele não era tão forte quanto eu ! :-)

Mas o Sargento prossegui com seus ensinamentos:
"- VERME ! Se não eh capaz de fazer míseras 100 flexões e não cumprir com a MISSÃO que lhe dei, ficará preso hoje !" - VERME era um dos adjetivos carinhosos do Sargento.

"- MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA ! FALHAR NÃO É UMA OPÇÃO !"
Uau ! Novo conceito que nunca ouvira !
Vamos ao dicionário.
MISSÃO
mis.são
sf (lat missione) 1 Ato de mandar. 2 Comissão, encargo, incumbência. 3 Comissão diplomática. 4 Delegação divina conferida num intuito religioso. 5 Sermão doutrinal. 6 Os missionários. 7 A pregação dos missionários. 8 Estabelecimento de missionários. 9 Compromisso, dever imposto ou contraído, obrigação. 10 Certo número de pessoas enviadas em missão. 11 fig Razão de ser, fim.

O Sargento era genial !!!
Misturava conceitos de divindade (lembre-se que ele disse que era o SENHOR !) com conceitos de objetividade. Um SENHOR OBJETIVO... !?!
Não me lembro deste adjetivo do SENHOR !? Mas tudo bem... talvez estivesse distraído.

Este episódio deixou poderosas e NOVAS mensagens em meu JOVEM cérebro.

1.) Faça as coisas bem feitas na primeira tentativa. Tentar fazer é diferente de FAZER BEM FEITO. Se o seu superior lhe entrega algo para fazer, ele espera que seja BEM FEITO, caso contrário ele não precisa de você.
2.) Uma MISSÃO (no mundo civil chama-se projeto, tarefa, etc...) tem de ser FINALIZADA e ENTREGUE. Se você não entrega o que lhe foi mandado... então você é "dispensável".

That's all Folks !

Um comentário:

rgiraldi disse...

É impressionante como nosso amigo consegue unificar humor com a realidade. Me divirto a cada novo post e na medida do possivel vou captando as mensagens deixadas nas entrelinhas.
Um grande abraço e
Bom final de semana.