sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

O (ser que se achava) Diferente (?)

Lá estava eu começando um excelente dia na CORPORACÃO (sem o cedilha mesmo !).

Os militares gostam de usar esta palavra, embora acredito que não sabem seu significado.

CORPORAÇÃO

cor.po.ra.ção

sf (fr corporation) 1 Grupo de pessoas submetidas às mesmas regras ou estatutos. 2 Conjunto de indivíduos que administram negócios de interesse público. 3 Associação. 4 Congregação. 5 Econ polít Corpo de ofício. 6 Econ polít Agrupamento hierárquico e nacional dos patrões e operários de um corpo de ofício (A. Cuvillier).

Acredito que os militares pensem mais sobre regras, estatutos e coletividade do que sobre qualquer tipo de empresa.

Tive vários ensinamentos sobre este tipo de comportamento.

Um dia estávamos limpando nossas metralhadoras (1 vez a cada 3 dias) as quais cuidávamos mais do que nós mesmos. O Sargento BREU nos PRESENTEOU com alguns importantes fundamentos de COLETIVIDADE.

Um CÃO (amigo meu) estava limpando sua metralhadora de forma errada. O detalhe eh que já era a 'bilionésima' vez que limpávamos elas e portanto ele deveria saber o procedimento.

Não nos esqueçamos que o Sargento já havia explicado sobre "O que deve ser FEITO, tem de ser BEM FEITO, para não SER REFEITO."

O Sargento pergunta ao CÃO:

- Porque está executando o procedimento de forma errada ?

- Pensei que a ordem dos fatores não alteram o produto. Mesmo que troque a sequência dos itens a serem limpos, ao final o resultado será o mesmo. - responde o CÃO.

Lá vinha o novo ensinamento para nossas jovens mentes.

- CÃO ! EXPLICA, mas NÃO JUSTIFICA !

Esta é uma frase que NUNCA mais esqueci em minha vida.

O Sargento acabara de nos presentear com o conceito da busca pela perfeição.

Note que qualquer que seja seu 'erro', ele pode ser explicado, pois sempre haverá razões a serem apresentadas. Mas o erro NUNCA se justifica.

Lembrem-se de que o Senhor, manifesta-se pelo Sargento ? Pois então... este é um lado pelo qual alguns interpretes da bíblia afirmam que o pecador ficará no purgatório até o final dos tempos.

Podemos concluir que o Senhor (através do Sargento) nos disse que NÃO PODEMOS COMETER ERROS DE FORMA CONSCIENTE.

Se sabemos as REGRAS da CORPORAÇÃO, então devemos seguí-las !

Em seguida tivemos a segunda lição do dia.

- No Exército, quando um erra TODOS PAGAM ! - disse o Sargento

O Sargento inspirou-se nos princípios de coletividade do Japão ! Sargento era um homem INTERNACIONAL !

- Pelo ERRO do CÃO (número qualquer) TODOS devem fazer 50 flexões.

Espontaneamente e com grande motivação todos manifestaram a alegria com o nosso companheiro. Alguns sussuravam más palavras (não posso escrever, pois este Blog, não tem filtro para menores), mas a maioria agradeceu ao companheiro pela OPORTUNIDADE de exercitar-se naquele dia.

Todos fizemos 50 flexões entusiasmados !

Após minha saída das Forças Armadas tive várias experiências sobre estes conceitos.

Em uma destas oportunidades eu tive a felicidade de realizar um excelente ano de vendas, cumprindo TODAS as minhas metas. Estava FELIZ porque receberia meu BÔNUS CHEIO !

Então no dia do pagamento do bônus o RH anunciou:

"Devido os problemas do valor de nossas ações, e dos resultados fracos de vendas na Europa e Ásia o bônus deste ano será 60% menor que o previsto.".

Oras bolas ! Isto EXPLICA-SE MAS NÃO JUSTIFICA-SE (lembrei-me deste ensinamento !).

Mas logo depois recordei-me do outro mandamento: "UM ERRA ... TODOS PAGAM !"

Sargento era um homem a frente de seu tempo...

Seus fundamentos de negócios, explicaram-me PORQUE C... eu NÃO RECEBERIA MEU BÔNUS !

Ahhh ! Como queria encontrar o COMPANHEIRO que cometera o ERRO !

Talvez fazer algumas flexões sobre ele... !?! Afinal de contas... UM ERRA... TODOS PAGAM !?!?! Ele deveria PAGAR pelo seu 'equívoco'...

...

Depois de tantos e tantos anos... lembro-me claramete destes conceitos os quais presenciei em inúmeras situações... ! Momentos de RARA alegria...

Bônus não pagos, corte de funcionários, aumento de salário cancelado, orçamento cortado, etc...

EXPLICA-SE MAS NÃO JUSTIFICA-SE !

UM ERRA... TODOS PAGAM... !

...

That's all folks !

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

O que deve ser FEITO, tem de ser BEM FEITO, para não ser REFEITO !

Este episódio foi o precursor de muitas teorias de administração, que mais tarde Peter Drucker usaria para criar novos conceitos de gestão corporativa.
"O que deve ser FEITO, deve ser BEM FEITO, para não ser REFEITO !"

Teorias como JIT, KANBAN, SIX SIGMA... nasceram a partir do conceito chave do Sargento AZUL.

Um dos belos finais de tarde nas Forças Armadas os oficiais superiores liberavam-nos para retornarmos a nossas casas e encontrarmo-nos com nossas famílias.
Em toda a saída a TROPA (já explicamos o significado no texto anterior) teria de passar por uma revista (ser revistado), para avaliar se estávamos devidamente apresentados e sem 'bagagem extra' (alguns interpretavam isto como furto ou roubo).

Uma destas vezes um CÃO (já explicamos o significado no texto anterior) estava com sua barba 'mal feita'. Para os padrões militares, a "barba mal feita" significava que o algodão do Sargento AZUL 'enroscava' em seu rosto e soltava pequenos fios de algodão no ar.

O Sargento passou o algodão no rosto do CÃO e ulguns fios "enroscaram" !!!
Ouve-se a voz do Sargento no ouvido do CÃO:
"- Quantos fios de barba você tem CÃO SARNENTO ?"
"- Não sei !" - respondeu o pobre.
"- Não sei o C... CÃO ! A resposta certa é não sei não SENHOR ! Eu sou o seu SENHOR ! SARNENTO !!"
Eu pensei... Deus se manifesta de formas muito estranhas ao nosso entendimento.

Continuou a cena...
"- Já que você não sabe quantos fios de barba você tem... eu lhe darei a resposta ! Você tem 100 fios de barba. Portanto você fará 100 flexões de braço ! Uma para cada fio !" - disse o Sargento GRAXA.
"- Para cada flexão você deve gritar bem alto: "O que deve ser FEITO, tem de ser BEM FEITO para não ser REFEITO !". Entendeu SARNENTO ?" - As variações de humor do Sargento, o tornavam mais criativo nos adjetivos de seus CÃES.

Esta lição me fez pensar quantas vezes meus pais mandavam eu limpar meu quarto... e eu tinha de refazer "n" vezes. Se meu pai me fizesse fazer flexões para cada grão de poeira de meu quarto... eu estaria aleijado !!!
O lado bom eh que não teria entrado para as Forças "Armadas" (os bandidos do Rio de Janeiro, são mais armados que os militares).

O pobre CÃO não chegou nem na 40a. flexão...
Ele não era tão forte quanto eu ! :-)

Mas o Sargento prossegui com seus ensinamentos:
"- VERME ! Se não eh capaz de fazer míseras 100 flexões e não cumprir com a MISSÃO que lhe dei, ficará preso hoje !" - VERME era um dos adjetivos carinhosos do Sargento.

"- MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA ! FALHAR NÃO É UMA OPÇÃO !"
Uau ! Novo conceito que nunca ouvira !
Vamos ao dicionário.
MISSÃO
mis.são
sf (lat missione) 1 Ato de mandar. 2 Comissão, encargo, incumbência. 3 Comissão diplomática. 4 Delegação divina conferida num intuito religioso. 5 Sermão doutrinal. 6 Os missionários. 7 A pregação dos missionários. 8 Estabelecimento de missionários. 9 Compromisso, dever imposto ou contraído, obrigação. 10 Certo número de pessoas enviadas em missão. 11 fig Razão de ser, fim.

O Sargento era genial !!!
Misturava conceitos de divindade (lembre-se que ele disse que era o SENHOR !) com conceitos de objetividade. Um SENHOR OBJETIVO... !?!
Não me lembro deste adjetivo do SENHOR !? Mas tudo bem... talvez estivesse distraído.

Este episódio deixou poderosas e NOVAS mensagens em meu JOVEM cérebro.

1.) Faça as coisas bem feitas na primeira tentativa. Tentar fazer é diferente de FAZER BEM FEITO. Se o seu superior lhe entrega algo para fazer, ele espera que seja BEM FEITO, caso contrário ele não precisa de você.
2.) Uma MISSÃO (no mundo civil chama-se projeto, tarefa, etc...) tem de ser FINALIZADA e ENTREGUE. Se você não entrega o que lhe foi mandado... então você é "dispensável".

That's all Folks !

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

O Poder da Disciplina !

Antes de tudo considero-me um cara de sorte.
Afinal de contas, poucas pessoas tem a IMENSA e GRATIFICANTE oportunidade de servir as Forças Armadas de seu país.
Após uma longa e vitoriosa carreira como office-boy, iniciei uma nova fase como um militar.

A primeira pergunta que surge é:
"- Você foi voluntário ?"
"- Claro ! (QUE NÃO PORRA !)".

Apenas pelo porte físico e agilidade sem precedentes (embora hoje eu pareça apenas uma lenda desta agilidade !) fui chamado a servir a pátria.

Embora estivesse 3 vezes na fila dos dispensados e há 3 metros da porta de saída... fui chamado pelo ESTIMADO e querido LÍDER Sargento AZUL (nome modificado por motivos de preservar o nome verdadeiro e fornecer uma pista sobre a cor da cútis do estimado cidadão).
Pois bem... após esta SORTE sem precedentes (3 vezes na fila dos dispensados e ser requisitado há 15 minutos do final), entrei no glorioso exército brasileiro.

Lições valiosas do Sargento AZUL (PETRÓLEO - outra dica de sua cútis):
1.) "- Eu falo e você obedece !"
2.) "- Em caso de dúvida, faça o que eu mando !"
3.) "- Você é a imagem do cão !"
4.) "- Poucas pessoas me repugnam. Você(s) é uma dela(s) !" - ele dizia para toda a TROPA (termo a ser explicado mais adiante).
5.) "- Quem não vive para servir, não serve para viver !" - me lembro de ter visto algo semelhante em um saco de pães de alguma padaria em São Paulo.

Tivemos inúmeros momentos e exemplos de liderança do Sargento AZUL (BORRACHA - outra dica !). Ele nos ensinou inúmeras técnicas de persuasão, disciplina e ordem.

Eu arrisco a dizer que Hugo Chavez, Fidel e outros devem ter feitos cursos de persuasão com o Sargento AZUL (FREADA - esta foi a última dica !).
O Sargento gostava muito do Rei Luís XIV (Rei Sol) que dizia: "- L'Etat c'est moi !".
Consegue imaginar um Sargento do exército brasileiro dizendo isto em francês ?? - Se bem que NUNCA nenhum de nós disse nada sobre sua exímia pronúncia e fluência devido as regras acima listadas.

Nada passava desapercebido pelo poderoso Sargento.
O pior é que ele era muito respeitado pelo MAIS PODEROSO Capitão Nordeste (nome oculto para preservar a origem da região brasileira onde o Capitao nascera.).

O Capitão que era um grande motivador da TROPA (termo de uso militar que significa o resto da escória do cocô do cavalo do bandido) sempre dizia: "- Tropa ! Se algum de vocês der motivo de chateação ao seu Capitão,... seu Capitão os chateará com força e intensidade inversamente proporcional !".

Fantástico !! O Capitão acabara de misturar uma das leis da física (ação e reação) com conceitos poderosos de liderança, disciplina e gestão.
Observem que:
- A primeira parte da frase diz respeito a liderança, disciplina e gestão e a segunda diz a Lei da Física:
Liderança - Ao chamar seus subordinados de TROPA ele trata todos de forma igualitária e sem distinção. Enfim um BANDO (termo cunhado para expressar várias pessoas desorganizadas e altamente indisciplinada) de ZÉ NINGUÉM (termo que expressa que as pessoas da carreira militar só possuem direito ao seu nome após a patente de oficial).
Disciplina - Ao alertar a TROPA sob o fato de não vos chatear, o Capitão envia uma poderosa mensagem de superioridade e ordem.
Gestão - NUNCA leve problemas ao seu superior ! Ele não é seu pai ou sua mãe.

Isto somando-se a Lei da Ação e Reação criou uma poderosa mensagem em minha mente que traduzi da seguinte forma:
"- ZÉ (Não importa seu nome, você é um número) ... NÃO ME ENCHA O SACO OU EU FAREI DE SUA VIDA UM INFERNO DUPLO. NÃO ME CHATEIE COM SEUS PEQUENOS PROBLEMAS OU LHE DAREI ALGO COM QUE SE PREOCUPAR ! A MINHA IRA !".

Impressionante que mesmo depois de ter estudado muito em minha vida, jamais encontrei mensagens tão poderosas quanto as do Sargento AZUL e do Capitão Nordeste.

LIÇÕES DO DIA:
1.) A lição da disciplina nos faz enxergar o quão minúsculo são os problemas operacionais de seu dia-a-dia para seu chefe.
2.) Não leve problemas ao seu chefe. Ele espera por soluções !
3.) Por mais que você faça... não faz que seu DEVER !
4.) O MÁXIMO que fizeres é o MÍNIMO que se espera de você !
5.) Se você não vive para servir ... não serve para viver !


Por hoje fico por aqui...
That's ALL FOLKS !